DUAS CASAS
O interior da casa é praticamente uma instalação site specific. As paredes desgastadas pela ação do tempo. O chão, todo preenchido com sacos de forragem. A iluminação entrando em vários sentidos pelas frestas no telhado e portas. Uma porta lacrada com tijolos.
Fora, na quina da casa, faço a pintura de uma rocha, com uma casa no topo. Casa essa que está a quilômetros dali. E dentro dessa outra casa, uma exposição que fiz exatamente a um ano atrás.
Senador Pompeu-CE (14/09/2022)
A 30 km do centro de Tauá estão os pequenos povoados do distrito de Marrecas.
Terra onde ainda se ouvem histórias de rezadeiras. Mulheres que, nos tempos em que acessar a medicina era difícil, cuidavam dos doentes e socorriam as mães prestes a dar à luz.
Assim era Maria de Souza.
O caminho até sua antiga casa era longo e passava por alguns dos povoados: Riacho, Missão, Gangorra, Várzea Comprida. Depois disso, a estrada acabava. Dona Maria vivia na última casa. Um esqueleto de paredes ainda firmes que resistiam ao tempo e ao esquecimento.
Ouvíamos as histórias sobre ela e sua família. Weaver traçava retratos em quadros, fixava-os nas paredes e eu fotografava enquanto meu pai continuava a falar de Dona Maria, falecida há tantos anos. Uma exposição montada, um público de três pessoas, contando com o artista.
Deixamos as obras ali e prometemos um dia voltar.
Várzea Comprida, distrito de Marrecas, Tauá-CE (14/11/2021)
Em Tururu, encontro uma casa abandonada ao lado de um riacho.
Sua área tem a forma de um paralelogramo. Estava eu, portanto, dentro de um polígono de 4 lados, forma geométrica que gosto de desenhar para passar o tempo.
A casa está tomada por pichações feitas a carvão, spray e entalhamento, sobrepondo-se umas às outras. No lado de fora, na parte de cima da fachada, um letreiro em alto relevo com os dizeres “Recreio Espiritual”. Daria um bom título de exposição, penso. Instantes depois estou dentro do polígono produzindo-a. Pontuo pelas paredes algumas formas e dentro dessas formas acrescento outras, criando umas espécies de vultos.
Sei que virão outras pichações sobre essas imagens, além também da ação de desgaste com o passar do tempo. Espero passar novamente por estes lados pra ver isso.
Tururu-CE (25/08/2022)